Caprichoso encanta arena do Bumbódromo na primeira noite
24/6/2011

Piero Caique
Do Portal A Critica
Foto: Catiane Moura
Com a temática “A Magia que vem da Floresta” o Boi-Bumbá Caprichoso, que este ano traz a arena o tema “A Magia que Encanta”, apresentou um espetáculo que reverencia a pluralidade de mitos, contos e saberes do povo ribeirinho que sobrevive da mata.
As tribos do Caprichoso apresentaram coreografias que mostram a ligação entre o índio e a natureza. A torcida do boi azul deu um show a parte, emocionados e sempre atentos as coreografias de arena.
Roteiro de apresentação
O boi azul surpreendeu com alegorias ousadas e cênica impecável aliando o talento parintinense com a magia que envolve e cerca o festival. David Assayag levantou a galera com toadas como “Turbilhão Azul” e “A Cor do meu País”.
A Boiúna considerada o terror dos caboclos ribeirinhos, figurou a noite de estréia do Caprichoso este ano, como lenda amazônica. A alegoria surpreendeu pela Dizem que ela eh uma enorme sucuriju que se alimenta dos viventes da floresta incluindo o próprio homem
A figura típica regional apresentou o Seringueiro da Amazônia, exaltando a contribuição dos migrantes nordestinos que marcaram a historia da Amazônia.
O Folclore popular, foi a exaltação folclórica da primeira apresentação do trouro negro, celebrando a alegria das tradições nordestinas presentes na brincadeira de boi-bumbá.
O ritual indígena da primeira noitedo Caprichoso, foi o Yuu Tsega – A festa da moça nova, uma alegoria que faz referencia a tribo dos Ticunas e suas lendas sobre o início da puberdade das moças da aldeia. Concorrendo ao item toada letra e música “A Magia que Encanta o Mundo” de Adriano Aguiar