Caprichoso traz inovações no item apresentador

25-06-2011 01:41

22/6/2011

Junior Paulain vai inovar a apresentação do Caprichoso com a ajuda de Edivander Batista, responsável pela textualização e direção do apresentador do boi

Piero Caique
Do Portal A Critica

O apresentador do boi é o item que comanda todas as noites de apresentação no bumbódromo, ele  tem o papel fundamental por ser o mestre de cerimônia do boi que defende. No lado azulado da ilha quem ocupa esse posto é Junior Paulain, que com muita garra enfrenta o irmão Israel, que ocupa mesma vaga no boi contrário.

Este ano todo o trabalho que Junior vai apresentar na arena recebeu um cuidado especial do Conselho de Artes do Caprichoso. Por entender que o apresentador é muito mais do que uma figura lendo um papel, os membros do conselhos investiram em realizar um minucioso trabalho de construção de personagem.

A frente da inovação está o conselheiro Edivander Batista, que ficou responsável pela textualização e direção do apresentador do boi. Trabalhando com o azul e branco desde 2003, o paraense de Juriti, ao lado do Paulain azulado criou toda os moldes da apresentação das três noites.

“Este ano o Junior vai incorporar vários personagens, ele deixa a figura do apresentador e passa a ser um ator em todo o contexto da apresentação, narrando e apresentado tudo o que acontece na arena” pontuou.

A incorporação do apresentador ao contexto da Magia que Encanta, foi decidido pelo conselho de arte do bumbá, que assim como os demais itens, recebeu um tratamento direcionado para a apresentação individual. Edivander contou ainda, que este ano o item apresentador vai mostrar varias facetas, usando uma locução imperativa, com toda a história na ponta da língua, pretende atingir o público e os jurados.

 “A narração foi criada pensando em todos os níveis e classes sociais, a linguagem vai ser clara, simples mas cheia de impacto. Vamos emocionar a todos com nosso espetáculo e nossa arte. Enquanto eu não vejo um olho lagrimar eu não paro, eu gosto de emocionar e seduzir os espectadores” revelou Batista.

Assim como os demais itens individuais que disputam pelo lado azul da força, Junior Paulain, também contou com direção e treinamento teatral de Socorro Andrade, que além de diretora teatral, faz parte do conselho de arte do touro negro. Ela conta que trabalhou a emoção e vivencia do que o item representa, sem ter um padrão estabelecido ou uma cartilha a seguir.

Como a trajetória de Júnior no boi-bumbá começou cedo, quando ele tinha 8 anos de idade, e ele defende este item desde 2004, quando substituiu Arlindo Júnior que foi apresentador por 14 anos, este ano a direção do boi decidiu mudar e trazer uma nova forma em apresentar as três noites

“Nós fizemos o trabalho de desconstruir o formato que ele tinha e reconstruímos vários, para fazer uma variação muito bacana a ser apresentada na arena. O resultado ficou fantástico e acredito que ser o diferencial na disputa deste ano” finalizou