ALEGORIAS DO CAPRICHOSO DEIXAM O GALPÃO

21-06-2011 23:43

Foto(s): Wanderley Souza

Parintins, 21 de Junho de 2011
 

Alegorias do Caprichoso deixam o galpão nesta quarta-feira 22

Um trabalho de três meses de dedicação e amor chega a sua fase e destino final, a apresentação nos dias 24, 25 e 26. A partir de amanhã, 22, às 8h, o boi Caprichoso estará conduzindo as alegorias e módulos dos galpões até a área de concentração do Bumbódromo. Nesta quarta-feira serão retiradas e conduzidas à área externa do Bumbódromo três alegorias. O diretor de galpão Jofre Lima, estima que um total de 30 a 40 módulos esteja envolvido nesse primeiro transporte.

Participam deste processo 130 Paikcés contratados para o transporte. Seguindo as normas de segurança, o boi Caprichoso utilizará todo o equipamento de proteção individual para assegurar a integridade física dos trabalhadores. A presidente do Caprichoso Márcia Baranda fará a entrega dos equipamentos aos trabalhadores na noite desta terça-feira (21) no BEASA Clube, às 19:00h. Além de contar com o apoio técnico do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério do Trabalho (MT) e Secretaria Municipal de Obras e Terras.

O trajeto é curto (pouco mais de 500 metros), mas muito delicado no sentido da segurança, para os trabalhadores e a população. Pensando nisso, o Boi Caprichoso tomou todas as providências necessárias para assegurar a boa sintonia entre os parceiros envolvidos no processo.

Com três semanas de antecedência, a Direção de Galpão e o Conselho de Artes promoveram um encontro com todos os setores envolvidos direta e indiretamente com a segurança durante o transporte de alegorias. O Caprichoso mapeou toda a área de abrangência por onde devem passar os módulos alegóricos do bumbá azul e pontuou previamente às autoridades os locais que apresentam maiores riscos a segurança da população durante os transportes.

Deste modo, Jofre Lima acredita que tudo deve ocorrer dentro dos trâmites planejados e que o Caprichoso fará um transporte seguro e sem transtornos a comunidade. “Foi tudo planejado com antecedência e muita responsabilidade. Acredito que todos vão cumprir seu papel e faremos um bom trabalho” afirmou. De acordo com o diretor, as alegorias serão retiradas do galpão mediante a orientação prévia do Conselho de Artes, que deve seguir a ordem natural de apresentação de arena. O transporte será feito pelas Ruas Fausto Bulcão, Barreirinha e Nhamundá. A Polícia Militar fará o isolamento da área que compreende a Praça dos Bois, a Secretaria de Obras e Terras cuidará do remanejo dos lanches para evitar colisão com os módulos e o Corpo de Bombeiros fará o acompanhamento e a supervisão geral de todo o translado.